5/01/2017

HOW I STUDY (QUALITY>>>QUANTITY)

Não, não vos venho dar dicas para conseguirem estudar horas e horas seguidas. Estudar com qualidade não é passar 12 horas em frente à secretária, sem parar e sem fazer qualquer outra atividade. Já pensei assim, em tempos, mas isso já lá vai.

Se há coisa que pesquiso bastante são dicas para estudar com qualidade. Já aprendi umas quantas e, como tal, decidi partilhar convosco os meus métodos de estudo favoritos.


Nop, I'm not going to tell you how to study hours without stopping. Quality study isn't about spending 12 hours in front of your desk, without doing any break or any other activity. There were times where I used to think like this, but those times passed.

I'm always searching for tips for quality study. I've already learnt a few and today I dediced to share with you my favorite studying methods.

 1- PREPARAR O ESTUDO / prepare your study

Antes de estudar, aponto aquilo que realmente preciso de fazer. Atenção, temos de ser realistas de forma a sentirmo-nos realizados. Claro que, antes de começar, não vou apontar "ler o livro todo até as 16h". Prefiro antes apontar pequenas tarefas que sei que vou conseguir cumprir e talvez fazer ainda mais umas quantas coisas. Vão ver que é uma forma de se sentirem motivados e com mais energia. Aproveitem também para, antes de começarem, porem uma música que vos relaxe. Podem encontrar várias playlists para ajudar o foco aqui e aqui.

Optem por não estudar de pijama. O cérebro vai, assim, fazer-vos sentir mais sonolentos pois sabe associar as coisas. Vistam uma roupa confortável com que se sintam bem, e vão ver que faz toda a diferença!

Before studying, I write down what I really need to do. Hey, let's be realistic in order to feel fulfilled. It's known that I will not write down "read all this book before 4pm). I prefer to write just some little tasks that I really know that I'll be able to do and maybe do a couple more things. It's a really good way to feel motivated and more energetic. Take advantage of music. Before studying, put on some relaxing music to help you focusing. You can find some playlists here and here.

Try not to study with your pajamas on. Your brain will make you feel more sleepy. Put on some comfortable clothes that you feel good with, and you will really notice the difference!


2- TER TUDO O QUE É NECESSÁRIO / having all you need

Verifiquem, antes de começarem, se têm tudo aquilo que vão precisar para o vosso estudo ao pé de vocês. Se não o fizerem, vão ter que estar sempre a interromper para ir buscar isto e aquilo e lá se vai toda a concentração! Vai-vos custar muito mais voltar ao foco depois dessa pequena interrupção... Mantenham as distrações bem longe - se precisarem do telemóvel para ouvir música, tentem não o usar para outros fins.

Before you start, check if you have near you all you will need to your study. If you don't have, you will be always interrupting your studies and PUF your focus is gone! It will be very hard to concentrate after the little interruption. Keep distractions away- if you need your phone do listen to music, try not to use it to other stuff.


3- MEMÓRIA VISUAL /visual memory

Eu funciono muito por memória visual. Apesar de estar numa área bastante prática, quando tenho algum resumo para fazer, acabo sempre por colorir todos os meus esquemas e afins. Opto por escrever a preto e, posteriormente, sublinhar com diversas cores, que chego mesmo a associar a certos assuntos. Também costumo usar bastante os post-its, que acabam sempre por conter alguma informação extra e dar um ar mais apelativo ao resumo, o que também é bastante importante para a nossa motivação.

I work really well with visual memory. Even my studies being almost all more pratical then theoretical, when I have some summary to do, I always end up coloring all my notes. I write in black and then, with different markers, I underline some stuff. Other thing that I really take advantage from are post-its, where I always write some extra info and they always give a cute look to my notes.

4- PRATICAR / practice

Quer estejam numa área mais prática ou mais teórica, é muito importante praticarem. Como assim, praticar? Resolver exercícios, responder a diferentes perguntas, fazer testes, é uma forma de testarem os vossos conhecimentos e saberem aquilo que precisam de melhorar.  Pessoalmente, acho este o melhor método de estudo pois vão estar sempre a evoluir e a aperceberem-se de tal.

Even being in a pratical or theoretical study area, it's really importante to practice. How's that? Do exercises, answer different questions, do some tests, it's a really good way to test your knowledge and to know what you need to improve. In my opinion, I think this is the most efective way of studying once you will always improve and you will be able to notice it.


5- FAZER PAUSAS! / do breaks!

Está provado que quem faz aquilo que gosta tem mais rendimento escolar. Pratiquem desportos, façam atividades que realmente gostem, e vão voltar com outra capacidade para estudar. Não vale a pena estudar 3 horas sem parar. Por vezes caio nesse erro, mas acabo por me aperceber que não vale mesmo a pena. Façam intervalos frequentes, no máximo de uma hora em uma hora. Nem que sejam 5 minutos, vão fazer a diferença no vosso dia. Aproveitem também para estudar noutros sítios! Está também provado que quem estuda lugares diferentes tem maior capacidade de memorização.

It's proved that those who do what they like have a better school performance. Do sports, do activities that you really like and you will come back with another mood to study. It's not worth it to study 3 hours without stoping. Sometimes I do this mistake, but I end up understanding how bad this is. Do regular breaks. Even if it's only for 5 minutes, it will do the difference. Go study in different places! It's proved, too, that studying in different places improves your storage capacity. 


Quais os vossos métodos de estudo? Alguma vez usaram algum destes?
What are your study methods? Have you ever used any of these?












47 comments:

  1. Adorei o post, me ajudou muito!
    bjssssssssss

    Visite o nosso blog:
    https://gemanas.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Adorei as dicas! Muitas delas já pratico! Adorei o post, no meu blog falo como ganhar motivação para estudar porque às vezes é bem difícil de começar... Beijinhos!!

    http://my--ownstyle.blogspot.pt

    ReplyDelete
  3. Fazer pausas são as minhas partes favoritas! Ahah. Tens aqui excelentes dicas, sem dúvida <3
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ReplyDelete
  4. Gostava tanto de saber destas dicas enquanto estudava! Que máximo!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ReplyDelete
  5. Sou como tu: também funciono muito com memória visual por isso os meus apontamentos estão sempre cheios de cores. Obrigada pelas dicas!

    Beijinhos, Marta

    ReplyDelete
  6. Realmente estudar horas a fio não faz bem. É cansativo a nível físico como psicológico e ao invés de aprender não fica nada cá dentro. Boas dicas :)
    Beijinho

    ReplyDelete
  7. Quando estudava, para mim o mais importante era cumprir horários. Planeava sempre o estudo da semana e depois cumpria-o. Mas havia três coisas que me ajudavam muito a ter boas notas na faculdade. A primeira era passar as aulas limpo quando chegava a casa (assim durante a aula não me preocupava em ter tudo bonitinho e focava-me no que o prof dizia. Quando chegava a casa tinha ainda a matéria fresca e conseguia pôr tudo direitinho no dossier). A segunda era, em época de exames, transformar os apontamentos da cadeira num texto corrido e fluido. A matéria era sequencial, por isso era como se estivesse a contar uma história. As ideias ficam logo mais organizadas na cabeça e responder às questões do teste era bem mais fácil. A terceira era, na véspera, ler esses apontamentos de texto corrido em voz alta várias vezes. Estimula a memória auditiva e, parecendo que não, foi mesmo uma grande ajuda :)

    ReplyDelete
  8. Eu não tenho que estudar, o meu curso é prático, yey! Mas já passei por isso e são dicas bem úteis :D <3

    http://purflefox.blogspot.pt

    ReplyDelete
  9. Boas dicas para quem estuda, gostei do post!

    ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
    Meu cantinho Lusitana❤Blog
    “Página- FACEBOOK”

    ReplyDelete
  10. Gostei imenso das dicas embora neste momento já não estude, talvez mais tarde volto a agarrar nos cadernos e assim seguir as tuas dicas!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  11. Adorei o post!

    www.omundodapaulinha.com

    ReplyDelete
  12. Adorei, otimas dicas parabéns pelo blog muito bem elaborado, Beijos !

    💻 Blog | Fatos celestial
    📷 Instagram | @fatoscelestial

    ReplyDelete
  13. Ótimas dicas, eu deveria me desforçar mais kk
    Meu blog: soueubruna.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  14. ameeei as dicaaaas!
    e pra mim, memoria visual e pausa, sao fundamentais!
    fora q eu adoro estudar a noite.

    http://phalto.blogspot.com.br/

    Beijo

    ReplyDelete
  15. Olá, td bom?
    Confesso que nunca fui dessas que tira algumas horas do dia para estudar, até porque nunca deu certo comigo. Minha memória é horrível. Gosto de estudar só quando é matemática, pois acho interessante, mas quando envolve textos eu já desanimo total, pois odeio ser forçada a ler algo que não é interessante :/
    Acontece em português, sociologia e principalmente em filosofia, que já não gosto por causa da professora deveras chata e metida e.e'
    Vou tentar usar de suas dicas de estudo nesse próximo bimestre, vamos ver se minhas notas melhoram hehehe ♥
    bjs

    ReplyDelete
  16. Eu estudava com música e comigo resultava lembrava daquilo que tinha ouvido e sabia o que tinha lido
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  17. Adorei suas dicas, se todos seguissem essa forma de estudo, estaríamos bem melhor!❤

    www.kailagarcia.com

    ReplyDelete
  18. O tempo de estudante por aqui já passou à algum tempo!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ReplyDelete
  19. Obrigado querida :D Ahahah eu tenho visto e tenho adorado :3

    Opaaa!!! Eu também estudava dessa maneira e cheguei a fazer um post sobre isso. Que saudades!!

    NEW YOUTUBE POST | Ser MOTIVADO NÃO DÓI, ok?!
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ReplyDelete
  20. Usava muitas dessas dicas, mas confesso que posts como estes me faziam muita falta há algum tempo atrás :)

    Beijinhos,
    Daniela**

    Girls Just Wanna Have... | YOUTUBE | FACEBOOK | INSTAGRAM ​​

    ReplyDelete
  21. Acho que tens toda a razão em tudo o que disseste! O tempo que estudamos não quer dizer nada, o que importa é a concentração com que estivemos, etc
    Achei super simpático da tua parte partilhares as dicas connosco! :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  22. Dicas ótimas, obrigado pela visita e uma ótima semana.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ReplyDelete
  23. Tens um método muito bom de organização. Preciso de aprender contigo! bj
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ReplyDelete
  24. Adorei o post! Também adoro pesquisar sobre estes temas, como ser produtivo, etc. é algo que gosto mesmo muito.

    Beijinhos,
    Nome que será exibido
    Linha d’Olho Instagram

    ReplyDelete
  25. Adorei as dicas, eu tenho muita pouca organização por isso é sempre bom ver posts destes para me inspirar :)

    My Wandering Days

    ReplyDelete
  26. já saí da escola vai fazer 6 anos , graças a Deus ehehe
    nunca fui muito de estudar e isso :x

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ReplyDelete
  27. Tens dicas excelentes :) Fiquei com saudades da faculdade xD
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ReplyDelete
  28. Nice post!

    xoxo

    https://darlingkilledmyunicorn.blogspot.com/

    ReplyDelete
  29. Que excelentes dicas! Eu também funciono muito por "memória visual" e tento sempre destacar o mais importante com cores diferentes! :)

    A Marca da Marta

    ReplyDelete
  30. Great post x

    http://the-fight-for-a-dream.blogspot.com/2017/02/byam-w-anglii.html

    ReplyDelete
  31. Olá!
    Também tenho cadernos da mesma colecção da Note!
    Sem dúvida, o descanso é a dica mais importante! <3
    Beijinhos


    https://unionlineweb.wordpress.com/

    ReplyDelete
  32. Era o que eu fazia quando estudava :3

    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ReplyDelete
  33. Excellent post! I follow you,please follow me back
    http://fashiontrendsfashionblog.blogspot.ba/

    ReplyDelete
  34. Para quem ainda ainda na universidade as tuas dicas vão ajudar muito
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ReplyDelete
  35. Olá Linda... Tenho tantas saudades de estudar... é a melhor fase... Eu muitas vezes escrevia e fazia apontamentos, fixava mais facilmente as coisas.... outra maneira era ler em voz alta... quando estava menos concentrada... as pausas eram essenciais... aliás as vezes até os lanches no meio do estudo eram deculpa... Gostei muito da tua maneira de estudar.
    Beijinhos grandes
    Ana Negrão Makeup

    ReplyDelete
  36. Obrigada pelo comentário
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  37. Beautiful photos!

    I hope that you visit my blog and maybe stay for longer!
    spiked-soul.blogspot.com

    Kisses
    Elwira Charmuszko

    ReplyDelete
  38. Olha só que legal, não sabia que que estuda em lugares diferentes tem maior capacidade de memorização. Gostei do post, beijinhos.
    Blog Entre Garotas

    ReplyDelete
  39. Gostei do post, super útil, uso a maioria das dicas!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ReplyDelete
  40. Adoro as fotos! Eu cá sempre tive dificuldade em estudar em casa :p preferia sempre na biblioteca ou com amigas! Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt
    https://www.instagram.com/thebrunettestofu/

    ReplyDelete
  41. Adorei as tuas dicas, sem dúvida que um estudo planeado é fundamental, sigo sempre! :)
    www.styledays.pt

    ReplyDelete
  42. Ahaha também usas o momentum no pc XD adorei as dicas! Já não estou na escola há algum tempo mas concordo com todas as tuas dicas ;)

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ReplyDelete
  43. Gostei muito destas dicas.
    Quando estudava era sempre com música e, algo que fazia muita confusão a muita gente, era eu ter uma data de canetas coloridas e de cada cor escrevia o título de cada tópico. Ajudava-me muito e era algo que gostava de fazer: escrever um título de cada cor - mais um motivo para estudar bem.
    Praticar é essencial. Em certas disciplinas é mesmo crucial para consolidar o conhecimento.

    ReplyDelete

Obrigada pelo comentário! Vou sempre retribuir o comentário e responder a qualquer pergunta no teu blog ou, caso não tenhas blog, respondo aqui :)

Thanks for the comment! I will always return the comment on your blog and answer any question you have or, if you don't have any blog, I will answer here :)